Explosão em Cabul corta eletricidade em toda a cidade

Explosão de origem desconhecida destruiu uma torre de energia na área de Qala Murad Beg, nas imediações de Cabul.

Uma explosão de origem desconhecida, esta quinta-feira, destruiu as linhas que fornecem energia a Cabul, resultando num apagão geral na capital afegã, onde vivem mais de 4,5 milhões de pessoas.

De acordo com a AFP, a companhia que comercializa a eletricidade do país, a Breshna, enviou uma mensagem aos seus clientes, dando conta de uma explosão que destruiu uma torre de energia na área de Qala Murad Beg, nas imediações de Cabul.

"Como resultado, a transmissão de eletricidade foi cortada em Cabul e em algumas outras províncias", adiantou a mesma empresa, segundo aquela agência noticiosa.

O corte de energia deu-se por volta das 18h00 locais (14h30 de Lisboa), tendo algumas casas e negócios recorrido a geradores.

O país, que é energeticamente dependente do Uzbequistão e Tajiquistão, já sofreu noutras ocasiões ataques por parte de grupos rebeldes, nomeadamente dos Talibã, nas suas infraestruturas de energia.

Na mensagem, a Breshna garantiu já ter enviado engenheiros para o local e, "quando a situação assim o permitir", as ligações serão restabelecidas.