Menor identificado e jovem detido por posse de armas ilegal em Almada

Factos ocorreram em duas ações distintas.

Um menor de 14 anos foi identificado e um jovem de 21 detido, em duas ações distintas, por posse ilegal de arma de fogo nas localidades do Monte da Caparica e da Trafaria, em Almada.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Setúbal informou que a primeira situação aconteceu no passado sábado, dia 23, durante uma ação de patrulhamento no Monte da Caparica. Nessa ação, "os militares verificaram e abordaram o jovem de 14 anos que adotou um comportamento suspeito perante a presença da Guarda". Ao efetuarem uma revista de segurança, detetaram e apreenderam uma pistola de calibre 6,35mm, 47 doses de haxixe e uma balaclava.

No âmbito da Lei Tutelar Educativa, o jovem identificado foi entregue aos pais, sob termo de confiança de menor, e os factos foram remetidos para o Tribunal de Família e Menores.

Já a detenção do suspeito mais velho decorreu "na sequência de uma denúncia que dava conta de disparos com uma arma de fogo na Trafaria", esclarece a GNR, que se deslocou ao local e abordou o suspeito.

Aqui, foram apreendidas uma pistola de calibre 6,35mm, duas munições de calibre 6.35 mm e sete invólucros.

Apesar de ter sido presente esta segunda-feira ao Tribunal Judicial de Almada, não são conhecidas ainda as medidas de coação aplicadas.