Encontro de Rangel com Marcelo é “muito estranho”, diz Rio

Presidente recebeu Rangel em Belém esta terça-feira.

O presidente do PSD, Rui Rio, criticou, esta quarta-feira, o facto de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter recebido em Belém Paulo Rangel, candidato à liderança dos sociais-democratas.

“Quando me colocaram essa questão aqui eu não sabia que o Presidente da República tinha recebido um candidato à liderança do PSD”, confessou Rui Rio aos jornalistas, à margem do debate do Orçamento do Estado, que decorre na Assembleia da República.

“Obviamente que acho muito estranho. Acho muito estranho que o Presidente da República receba um putativo candidato à liderança de um partido. Se for verdade o que vem nos jornais a dizer que, ainda por cima, aquilo que lá foram tratar é a data das legislativas tendo em vista as diretas do PSD, significa que então vamos condicionar o país às diretas do PSD”, acrescentou.

Rio sublinhou ainda o facto de que os partidos não terem sido ainda ouvidos sobre eventuais prazos para as legislativas antecipadas, caso se confirme o chumbo do Orçamento do Estado.

“Se assim foi, peço desculpa, tenho o máximo respeito pela figura do Presidente da República, pelo professor Marcelo Rebelo de Sousa, mas tenho de discordar frontalmente”, disse.

“Acho que não é minimamente aceitável num país qualquer – e particularmente num país europeu – que o chefe do Estado receba e possa combinar uma coisa dessas com um líder da oposição interna”, considerou.

Recorde-se que uma nota publicada no site oficial da Presidência da República informava que “o Presidente da República recebeu esta tarde [terça-feira] em Belém, a pedido deste, o Eurodeputado Paulo Rangel”.