Fernanda Fragateiro em exposição inédita em Brasília com revisita à obra de Lina Bo Bardi

Ao recorrer ao acervo de Lina Bo Bardi, a artista portuguesa “amplifica ainda o discurso, o olhar e participação femininos na arte e na arquitetura”.

A Embaixada de Portugal em Brasília receberá a partir de sexta-feira a exposição inédita “Só é Possível se Formos 2”, da artista plástica portuguesa Fernanda Fragateiro, que revisita a obra da arquiteta italo-brasileira Lina Bo Bardi.

A mostra dará a oportunidade aos visitantes de observar “um diálogo entre Fernanda Fragateiro e o trabalho de Lina Bo Bardi (1914-1992)”, muito conhecida por projetar o prédio do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), além dos seus trabalhos editoriais e de 'design. 

Nesta exposição, concebida em plena pandemia, a artista portuguesa “valoriza as ideias de Lina como ‘designer’ de mobiliário, ‘designer’ gráfica, fotógrafa e observadora atenta das práticas de construção vernaculares e suas relações com o espaço social e político", explicou a embaixada, em comunicado.

“São múltiplas dimensões do trabalho da Lina no campo da arquitetura, da investigação da curadoria, da edição, e o seu forte compromisso com a pedagogia, que atravessa toda a sua prática, o que mais me interessa e onde me revejo”, elucidou a artista plástica portuguesa. 

O projeto reúne estudos do acervo de Lina Bo Bardi, parte do Instituto Bardi/Casa de Vidro, e regista ainda o processo criativo de Fernanda Fragateiro “nas investigações sobre a Cadeira e as relações entre o conjunto da obra de Lina e o Movimento Moderno, que tem em Brasília a sua grande realização urbanística”.

Para Fragateiro, a arquiteta e ‘designer’ italo-brasileira “desafia o poder predominantemente masculino no campo da arquitetura, inspirando uma nova geração de mulheres arquitetas”.

O catálogo da exposição reúne ainda textos do embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, da diretora do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Alexandra Pinho, da arquiteta e diretora técnica e cultural do Instituto Bardi, Sol Camacho Dávalos, e uma conversa entre Fernanda Fragateiro e Paulo Tavares.

A exposição está aberta a visitação do público exclusivamente mediante agendamento prévio, tem entrada gratuita e estará disponível entre 29 de outubro e 18 de fevereiro de 2022.