Duas dezenas de migrantes resgatados ao largo da Bélgica

Quatro pessoas tiveram de ser hospitalizadas.

A polícia belga anunciou esta quarta-feira ter resgatado 24 migrantes que pretendiam chegar a Inglaterra e se encontram numa embarcação improvisada a cerca de 40 quilómetros da costa da Bélgica, tendo quatro deles sido hospitalizados.

De acordo com um porta-voz da polícia federal belga, citado pela agência noticiosa France-Presse (AFP), a operação de resgate, que durou cerca de quatro horas, a mais de 40 quilómetros da localidade de Zeerbrugge (província da Flandres), foi desencadeada após um pedido de socorro dos ocupantes da pequena embarcação.

A fonte adiantou que, na altura do resgate, alguns dos migrantes, todos adultos, sofriam de hipotermia, tendo dois homens e duas mulheres sido helitransportados para o hospital de Knokke, na Flandres, não correndo perigo de vida. Os 20 restantes foram submetidos a uma fiscalização policial.

Os migrantes são maioritariamente oriundos do Médio Oriente, sendo 11 iraquianos, três iranianos, três koweitianos, um afegão, um egípcio e um argelino. É esperado que alguns deles sejam deportados para outro país da União Europeia (UE), onde já deram entrada vários pedidos de asilo, acrescentou a porta-voz da Polícia Federal.

A travessia do Canal da Mancha tem sido um caminho cada vez mais frenquente por aqueles que partem da eurona e pretendem chegar a Inglaterra.

Relativamente ao lado francês, o presidente da câmara de Pas-de-Calais (norte) referiu que 29.360 migrantes, eventualmente alguns deles contados várias vezes, tentaram fazer a travessia entre 01 de janeiro e 30 de setembro — 15.553 passaram e 13.807 ficaram em terra.

Em 2020 as tentativas de travessia envolveram cerca de 9.500 pessoas, contra 2.300, em 2019, e 600, em 2018.