Atual diretor da OMS é o único candidato às eleições para a sua sucessão

Tedros Ghebreyesus, depois da sua eleição em 2017, será sujeito a um novo escrutínio por votação secreta durante a 75.ª Assembleia Mundial da Saúde, que decorrerá em maio de 2022

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, é o único candidato à sua própria sucessão nas eleições de 2022, anunciou esta sexta-feira a OMS, após já ter terminado o prazo para a apresentação de candidaturas.

Em comunicado, a autoridade mundial de saúde avançou que o especialista etíope, licenciado em imunologia, doutorado em saúde comunitária e ex-ministro da Saúde e chefe da diplomacia do seu país, foi proposto por 28 estados-membros, entre os quais Portugal, França, Alemanha, Espanha, mas também de outras regiões do globo, como o Quénia, Oman, Indonésia ou Barbados.

Tedros Ghebreyesus, depois da sua eleição em 2017, será sujeito a um novo escrutínio por votação secreta durante a 75.ª Assembleia Mundial da Saúde, que decorrerá em maio de 2022.

Considerado uma das 100 pessoas mais influentes de 2020 a nível mundial pela revista Time, o mandato de Tedros Ghebreyesus ficou amplamente marcado pela pandemia de covid-19.