Cultura

Diamante avaliado em 2 milhões "quase foi para o lixo"

A mulher na casa dos 70 anos encontrou a pedra preciosa de 34 quilates enquanto limpava a sua casa em Northumberland, mas pensou que se tratava de uma peça de bijuteria.

 


Um grande diamante que quase foi para o lixo e acabou por se revelar extremamente valioso - avaliado em cerca de 2 milhões de libras, o equivalente a 2,3 milhões de euros - chocou a proprietária que comprava “quinquilharias” em feiras da bagageira com frequência.

A mulher na casa dos 70 anos encontrou a pedra preciosa de 34 quilates enquanto limpava a sua casa em Northumberland, condado situado no norte de Inglaterra, mas pensou que se tratava de uma peça de bijuteria.

À BBC, o leiloeiro Mark Lane, da Featonby's Auctioneers, em North Tyneside, revelou que a proprietária, que desejava permanecer anónima, quase colocou a pedra “no lixo”. 

Não conseguia lembrar-se onde ou quando encontrou o diamante, mas segundo Mark, a mulher costumava frequentar feiras da bagageira, onde “comprava quinquilharias”. “Disse-nos que estava a limpar e que o diamante quase foi para o lixo até que o seu vizinho lhe sugeriu que o trouxesse para ser avaliado”, acrescentou.

Para além do diamante, a proprietária levou aos leiloeiros várias jóias, incluindo a sua “aliança de casamento e várias outras de baixo valor”, enquanto estava de passagem pela cidade a caminho de outro compromisso.

“Vimos uma pedra bastante grande, maior do que uma moeda, e pensei que se tratasse de uma zircónia cúbica”, contou o leiloeiro - referindo-se à pedra sintética frequentemente usada para imitar diamantes - explicando ainda que deixou a pedra na sua mesa vários dias antes de usar a máquina de teste de diamantes e enviá-la, em seguida, aos seus parceiros em Londres.

Posteriormente, a peça foi certificada por especialistas em Antuérpia, na Bélgica, que confirmaram tratar-se de um diamante de 34 quilates - tornando-o o item de maior valor com o qual Mark já lidou. “A cor, a clareza, o tamanho... encontrar um diamante de 34 quilates é fora de série”, garantiu.

O diamante vai ser leiloado a 30 de novembro.