Cão resgatado na Madeira após ser ferido com “foice ou catana”

Animal tinha corte profundo. 

Um cão, alegadamente ferido por uma “foice ou catana”, foi resgatado pela Associação Ajuda Alimentar Cães, em São Martinho, no Funchal, ilha da Madeira.

O caso foi denunciado através das redes sociais pela associação em questão, que partilhou também imagens do estado do animal.

“Este é o Martim e foi resgatado de São Martinho neste estado. Tem um corte profundo e já infetado muito provavelmente em consequência da maldade humana. É um corte demasiado perfeito e, segundo a veterinária, pode ter sido feito com uma foice ou catana”, lê-se na publicação, que explica que o animal vive na rua há cerca de dois anos, mas os habitantes daquela zona costumam alimentá-lo.

“O Martim, segundo vários moradores, mora na rua há dois anos mas é alimentado. Apareceu neste estado há três dias mas ninguém foi capaz de o ajudar. Se não fossem as duas raparigas que passaram e o viram e imediatamente contactaram-nos provavelmente o Martim iria morrer. Aqui mostramos a nossa revolta por quem lhe causou este sofrimento e aos que demonstraram falta de ética, moral e caráter”, denunciam.

Já noutras publicações, a associação atualizou o estado de saúde do animal, revelando que “foi feita a limpeza da ferida” e Martim foi “anestesiado para ser removida toda a pele já morta”.

“O Martim é realmente um lutador (…) Será uma luta demorada mas vamos vencer. (…) Todos os dias será necessário fazer uma limpeza, um novo penso e dar-lhe a medicação necessária”, explicam, apelando àqueles que queiram fazer “chegar patê” para a alimentação do Martim ou “uma pequeno donativo” para tal.