Portugal pode chegar ao limiar dos 240 casos por 100 mil habitantes no espaço de um mês

Avaliação na próxima semana será decisiva para perceber se crescimento terá impacto na pressão nos serviços de saúde.

 A manter-se o crescimento atual na incidência de casos de covid-19 a nível nacional, o país pode ultrapassar, no espaço de um a dois meses, os 240 casos por 100 mil habitantes a 14 dias – uma das linhas vermelhas da pandemia.

Este alerta surge no relatório de monitorização das linhas vermelhas para a covid-19, divulgado todas as sextas-feiras pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA): “A manter esta taxa de crescimento, a nível nacional, estima-se que o limiar de 240 casos em 14 dias por 100.000 habitantes possa ser ultrapassado em 1 a 2 meses”, lê-se.

De acordo com o documento, o número de novos casos de infeção por 100.000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 98 casos, “com tendência crescente a nível nacional”.

O índice de transmissibilidade (Rt) “apresenta valor igual ou superior a 1, indicando uma tendência crescente da incidência de infeções” a nível nacional (1,08) e na maioria das regiões, com exceção do Alentejo “que apresenta uma tendência estável” (0,98).

O relatório indica ainda que a próxima semana será decisiva para perceber se o crescimento da pandemia terá impacto na pressão nos serviços de saúde.

“A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade reduzida, com tendência crescente a nível nacional. A pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são reduzidos, mas com possível inversão tendência e início de fase de crescimento nos internamentos em UCI. A avaliação na próxima semana servirá para confirmar a possível inversão de tendência e início de fase de crescimento com impacto na pressão nos serviços de saúde”, alerta.