Economia

Combustíveis. Preços descem ligeiramente a partir desta segunda-feira

A partir de 10 de Novembro, entra em vigor o desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis. O programa funcionará de forma semelhante ao IVAucher.


Os preços dos combustíveis vão registar uma ligeira descida de preço a partir desta segunda-feira, refletindo a redução do Brent, que é referência para o nosso país.

O litro da gasolina simples 95 deverá baixar cerca de um cêntimo, para os 1,719 euros, enquanto o litro do gasóleo deverá descer apenas meio cêntimo, para os 1,519 euros. 

A partir de 10 de Novembro, entra em vigor o desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis. O programa funcionará de forma semelhante ao IVAucher, sendo o desconto transferido directamente para a conta do contribuinte, que terá de pagar com cartão bancário. 

Os contribuintes terão de aderir ao sistema – quem já aderiu não terá de voltar fazer a adesão – e receberão o desconto em dois dias úteis depois de adquirirem o combustível. 

Caso não seja usado o desconto, num máximo até 50 litros (cinco euros por mês), será acumulado com o valor do mês seguinte

Recorde-se que a evolução dos custos depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. 

Mas a verdade é que os dados não são animadores. O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE.

Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.