Pelo menos duas pessoas detidas durante manifestação contra propaganda ambiental na COP26

Os manifestantes pulverizaram tinta para cima dos polícias, que acabaram por detê-las e apreender as respetivas latas de ‘spray’. 

Pelo menos duas pessoas detidas durante manifestação contra propaganda ambiental na COP26

Foram detidas pelo menos duas pessoas, esta quarta-feira, numa manifestação no centro de Glasglow, cidade que está a receber a 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), para protestar contra a "propaganda ambiental" de políticos e empresas.

A manifestação, convocada pelo grupo Extinction Rebellion, tinha em vista denunciar o "greenwashing" – empresas patrocinadoras que alegadamente se aproveitam deste tipo de eventos para invocar preocupações ambientais. 

Acompanhados por tambores e outros instrumentos e com diversos cartazes, nos quais alguns diziam "Planeta antes do lucro", "Queremos ações, não palavras" e "Acabem com o blá, blá blá", milhares de pessoas participaram na manifestação, que decorreu no mesmo dia em que o evento se dedicou ao tema da mobilização de fundos para a proteção ao ambiente. 

De acordo com o subchefe da Polícia da Escócia, Gary Ritchie, "vários polícias foram agredidos após serem pulverizados com tinta", levando à detenção de duas pessoas e da apreensão das respetivas latas de 'spray' verde. 

Ritchie fez questão de frisar que a força policial respeita o direito ao protesto pacífico durante a COP26, contudo irá responder de forma "proporcional a qualquer protesto e a violência não será tolerada". 

Devido ao incidente, algumas estradas foram cortadas e a segurança foi reforçada junto a edifícios de empresas, ainda que algumas já tivessem barricado e restringido o acesso, antecipando possíveis distúrbios durante a COP26. 

A COP26, que acontece seis anos depois do Acordo de Paris, vai receber mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos, em Glasglow, na Escócia, até 12 de novembro, focando-se apenas em assuntos dedicados às alterações climáticas, de modo a atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

Desde domingo, quando começou o evento, já se realizaram vários protestos, um dos quais envolveu a ativista sueca Greta Thunberg, que tem marcado um grande protesto de milhares de jovens para um grande protesto da Greve Climática estudantil na sexta-feira.

Ainda assim, a principal manifestação está prevista para sábado, designado como Dia Mundial pela Justiça Climática, onde ocorrerá uma marcha pela cidade de Glasgow, na qual se esperam mais de 100 mil pessoas.

Apesar dos compromissos assumidos no Acordo de Paris, que tinha como objetivo limitar o aumento da temperatura média global do planeta entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a quase paralisação total da economia devido à pandemia de covid-19, indicou a ONU, que estima que ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7 ºC.