Homem parecia ter morrido por excesso de álcool em Loulé, mas na verdade tinha sido assassinado

Investigação permitiu chegar a uma conclusão diferente da inicial. 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 47 anos, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado, no concelho de Loulé.

Os factos remontam a 28 de outubro deste ano, quando foi localizado o cadáver de um homem de 61 anos que, aparentemente, “havia padecido de causas naturais associadas ao abuso crónico de álcool”, indica a PJ, num comunicado divulgado esta sexta-feira.

Contudo, o Departamento de Investigação e Acão Penal (DIAP) de Loulé determinou a realização “dos competentes exames tanatológicos” conduzidos por peritos médicos do Gabinete Medico Legal e Forense do Sotavento Algarvio, e que levou a outra conclusão: “um diagnóstico médico legal de homicídio”.

“Na sequência do pedido de intervenção da Polícia Judiciária e em resultado da investigação de imediato desencadeada, viriam a ser recolhidos relevantes elementos probatórios que culminaram na detenção do presumível autor”, indica a autoridade.

Segundo a PJ, estão ainda por “determinar as reais motivações do crime”, acreditando-se que, “em contexto seguido ao consumo excessivo e descontrolado de álcool da parte dos dois indivíduos”, o suspeito provocou a morte da vítima “por meio de asfixia”.

O detido foi presente ontem a interrogatório judicial, aguardando-se nesta data que sejam conhecidas as medidas de coação aplicadas.