Efemérides de 11 de Novembro (2021)

1997 – A UNESCO aprovou em Paris a Declaração Universal sobre o Genoma Humano, o Património Genético da Humanidade e os Direitos Humanos, o primeiro texto internacional que concilia liberdade de investigação e protecção da Humanidade.

1417 O Concílio de Constança (1414-18), há 604 anos, elegeu Martinho V Papa, encerrando o Grande Cisma do Ocidente (entre 1378-1417, com o Papado francês de Avignon).

1918 Foi assinado há 103 anos (entre os Aliados e a Alemanha derrotada) o Armistício de Compiègne (num vagão de comboio na floresta do mesmo nome), dando fim à Primeira Guerra Mundial, ao mesmo tempo que, na Austria, Carlos I renunciava à chefia do Estado – tendo sido o último imperador do Imperio Austro-húngaro, que se dissolveu nesse dia.

1975 Depois de uma longa guerra, Angola independentizou-se de Portugal há 46 anos mediante o tratado de Alvor, ficando o seu Governo controlado apenas pelo então pró-soviético MPLA.

1992 O Sínodo General da Igreja anglicana de Inglaterra, há 29 anos, rompeu com mais de 400 de tradição e aprovou a ordenação sacerdotal das mulheres – dizendo-se que as reacções negativas levaram a um maior atraso da Igreja Católica no mesmo sentido.

1997 A UNESCO aprovou em Paris a Declaração Universal sobre o Genoma Humano, o Património Genético da Humanidade e os Direitos Humanos, o primeiro texto internacional que concilia liberdade de investigação e protecção da Humanidade.

2004 Morreu há 17 anos, de forma nunca devidamente esclarecida, num hospital militar de Paris, Yaser Arafat, o primeiro presidente da Autoridade Nacional da Palestina.

2020 Todos os deputados pró-democracia de Hong Kong renunciaram depois da China aprovar uma resolução para o afastamento de quatro dos seus colegas.