Ligação fluvial entre Seixal e Cais do Sodré suspensa no fim de semana

Passageiros poderão apanhar o barco em e para Cacilhas, sendo que há um transporte rodoviário a ligar as duas estações fluviais.

Aproxima-se mais um fim-de-semana de perturbações para os utentes da Transtejo. Desta vez, o motivo encontra-se na "execução da empreitada de substituição da cobertura do edifício do Terminal Fluvial do Seixal", explica a Transtejo/Soflusa num comunicado.

De acordo com a empresa, a oferta de serviço será assegurada através da ligação fluvial de Cacilhas, que terá um transporte rodoviário disponível até ao terminal do Seixal. No sábado, os autocarros vão circular de hora a hora entre as 7h00 e as 23h00, sendo que, no domingo a frequência será a mesma, com a diferença que o serviço só começa às 08h00 e termina às 22h00.

A Transtejo/Soflusa esclarece ainda que o título de transporte válido para a ligação fluvial do Seixal é igualmente válido nas ligações fluviais do Barreiro, Cacilhas e Montijo. Enquanto que a Transtejo assegura as ligações entre Lisboa e o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, a Soflusa fá-lo entre a capital e o Barreiro.

Os trabalhadores da Transtejo estão esta quinta-feira a cumprir o quarto de cinco dias de greve parcial, de três horas por turno, por verem as suas reivindicações ignoradas pela administração da empresa e pelo Governo.

As reivindicações dos trabalhadores são relativas a este ano e "podem ser suportadas pelos orçamentos da empresa e do Estado", pelo que a situação entretanto criada pelo chumbo da proposta orçamental e marcação de eleições legislativas "não inviabiliza situações, basta haver vontade do Governo", referiu o sindicato.

Tanto os trabalhadores da Transtejo como os da Soflusa fizeram várias greves parciais durante este ano, a última das quais em 21 de setembro, devido a falhas nas negociações salariais entre a administração da empresa e os sindicatos, tendo o Ministério do Ambiente reunido igualmente com os sindicatos na tentativa de desbloquear a situação.