COP26. Pacto Climático de Glasgow aprovado

 A aprovação final do texto surge após duas semanas de negociações.

COP26. Pacto Climático de Glasgow aprovado

Os países reunidos na 6.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), em Glasgow, chegaram, este sábado, a acordo para acelerar o combate às alterações climáticas.

O Pacto de Glasgow foi selado pelo britânico Alok Sharma, que presidiu as negociações e que bateu com o martelo na mesa para encerrar oficialmente os trabalhos, já depois de uma alteração de última hora proposta pela Índia, que suaviza o apelo ao fim do uso de carvão.

O país pediu que a versão do documento que pedia para acelerar os esforços pelo “fim da energia a carvão e dos subsídios aos combustíveis fósseis” fosse substituída pela “diminuição da energia a carvão”. Apesar das críticas, nomeadamente da União Europeia, esta versão final acabou por ser aprovada.

Alok Sharma mostrou-se emocionado e pediu desculpa pela forma como as negociações de última hora decorreram. "Peço desculpa pela forma como este processo foi desenvolvido. Peço imensa desculpa. Também percebo a profunda desilusão. Mas também é crucial que protejamos este acordo", afirmou,

Entre as principais medidas está o objetivo de diminuição das emissões de dióxido de carbono em 45% até 2030, em relação a 2010, além do aumento do financiamento climático por parte dos países desenvolvidos em, pelo menos, o dobro, para a adaptação às alterações climáticas dos países mais pobres. Fica ainda o apelo para os países mais ricos e instituições financeiras "acelerarem o alinhamento das suas atividades de financiamento com os objetivos do Acordo de Paris". Este pacto reafirma também o objetivo de limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC (graus celsius), que já tinha sido decidido há seis anos no Acordo de Paris.

Limitar o aquecimento global a 1,5ºC exige "reduções rápidas, profundas e sustentadas das emissões globais de gases com efeito de estufa, incluindo a redução das emissões globais de dióxido de carbono em 45% até 2030 em relação ao nível de 2010 e para zero por volta de meados do século, bem como reduções profundas de outros gases com efeito de estufa", indica o acordo. 

Recorde-se que líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos estiveram reunidos, até este sábado, em Glasgow, na Escócia. A COP26 decorreu seis anos após o Acordo de Paris.

Notícia atualizada pelas 20h51