Marcelo defende que uso de máscara na rua deve voltar a ser obrigatório

Presidente diz que é preciso esperar pela reunião desta sexta-feira, no Infarmed, para falar sobre medidas a adotar para conter a pandemia. Mas a sua opinião sobre a reposição do uso obrigatório de máscara na rua é clara. 

Marcelo Rebelo de Sousa considerou, esta terça-feira, que deve voltar a ser obrigatório o uso de máscara na rua.

Ao ser questionado pelos jornalistas sobre as medidas a adotar face ao crescimento dos casos diários e das mortes por covid-19 no país, o Presidente remeteu a decisão para a reunião no Infarmed, na próxima sexta-feira, considerado que se deve “esperar” pelo encontro com os especialistas. Contudo, questionado sobre a reposição do uso obrigatório de máscara na rua, Marcelo foi claro: “Isso, claro, isso é evidente”, disse o chefe de Estado, junto ao teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, antes de assistir ao concerto de abertura oficial das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago.

O Presidente aproveitou ainda para pedir “serenidade”, lembrando que, atualmente, “estamos com valores de 1.000 a 1.600 casos” por dia e um número de mortes por covid-19 “inferior a 20” e que, “há um ano, estávamos com 5.000 a 6.000” casos e “80 e tal mortes”.

“Portanto, vamos ponderar calmamente, serenamente. Temos uma vacinação que não tínhamos. E depois se atuará em conformidade”, disse.

Recorde-se que políticos e especialistas voltam a reunir-se no Infarmed dia 19 de novembro, sexta-feira. A última reunião tinha acontecido no passado dia 16 de setembro.