J.K. Rowling revela ter recebido ameaças de morte depois de ter sido acusada de transfobia

“Recebi tantas ameaças de morte que agora poderia fazer um papel de parede com elas”, revelou a romancista no twitter.

A britânica J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, revelou esta segunda-feira que recebeu ameaças de morte por parte de ativistas dos direitos dos transgénero, que a acusam de transfobia. "Recebi tantas ameaças de morte que agora poderia fazer um papel de parede com elas", disse a romancista na sua rede social twitter. 

Nesses tweets, Rowling afirma que três ativistas fotografaram-se em frente à sua casa na semana passada, "posicionando-se expressamente de forma que a morada ficasse visível" para "intimidá-la e impedi-la de defender os direitos das mulheres com base no sexo" biológico e publicaram as imagens no Twitter.

No ano passado, a autora partilhou um artigo sobre "pessoas que menstruam" no Twitter. "Tenho a certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Que alguém me ajude", indicou, ironicamente. Depois disso, vários internautas responderam que homens transgénero podem ter menstruação e que há mulheres trans que não podem.

Contactada pela AFP, a polícia escocesa afirmou que o caso estava a ser investigado.

Rowling afirmou na segunda-feira que foi contactada por muitas mulheres que foram vítimas de "campanhas de intimidação", desde assédio a ameaças de violação.