OMS desaconselha restrições “precipitadas” a viagens por causa da nova variante da África do Sul

A OMS vai reunir-se esta sexta-feira com um grupo de especialistas para avaliar a gravidade da nova variante e brevemente irá partilhar as suas conclusões. 

OMS desaconselha restrições “precipitadas” a viagens por causa da nova variante da África do Sul

Depois de a Itália e a Alemanha proibirem a entrada de pessoas vindas da África Austral e após a Comissão Europeia propor a suspensão de voos provindos dessa zona geográfica com destino à União Europeia (UE), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que essas medidas restritivas são precipitadas e desaconselha-as.

"Neste momento, a implementação de medidas [restritivas] de viagem está a ser desaconselhada", disse o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, numa conferência de imprensa em Genebra, esta sexta-feira. "A OMS recomenda que os países continuem a aplicar uma abordagem científica e baseada no risco ao implementar medidas para viagem".

A OMS vai reunir-se hoje com um grupo de especialistas para avaliar a gravidade da nova variante e brevemente irá partilhar as suas conclusões, apontou o responsável, frisando, contudo, que ainda demorará algumas semanas para se perceber o impacto da variante.

Já estão em curso investigações para determinar a transmissibilidade e como a nova variante afetará a terapêutica e a eficácia das vacinas, revelou ainda Christian Lindmeier.

{relacionados}