A pergunta que correu mundo

Mas se a censura procurou agir tão depressa quanto pôde, a era das redes sociais voltou a provar a rapidez com que é capaz de alcançar os quatro cantos do mundo. «Onde está Peng Shuai?»

Ashleigh Barty, Aryna Sabalenka, Garbiñe Muguruza ou Karolina Pliskova. São os principais nomes em destaque no ténis mundial feminino, ocupando do primeiro ao quarto lugar o ranking WTA. No lote de tenistas que têm atualmente os holofotes sobre si poderíamos acrescentar facilmente mais uns quantos nomes, desde a britânica Emma Raducanu (integrou recentemente o top-20 mundial ainda antes de completar 19 anos) às incontornáveis irmãs Williams, cujas carreiras deixaram cair o olhar atento ao número que surge entre parênteses à frente do nome das jogadoras durante as transmissões televisivas. Até porque, quando não é no court, estão normalmente a dar que falar por outras razões, atualmente nas telas dos cinemas, onde está a ser exibido o filme sobre como Richard Williams planeou a carreira de sucesso das duas filhas na modalidade – projeto, aliás, que começou a traçar ainda antes do nascimento de Venus e Serena. Mas não vale a pena ir buscar as pipocas que, embora a próxima história, também baseada em factos reais, mereça até mais atenção, não suscita tanta euforia. Ocupa atualmente o posto 192.º do mundo e foi fora dos courts que voltou a dar que falar, depois de ter publicado uma mensagem na rede social chinesa Weibo, no início de novembro, sobre a sua relação com o antigo vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli. Depois disso – e da mensagem ter sido eliminada – desapareceu misteriosamente, como já tinha acontecido no passado com o magnata Jack Ma ou a atriz Fan Bingbing, ambos fora dos radares depois de terem protagonizado desentendimentos com o Partido Comunista chinês. 

Mas se a censura procurou agir tão depressa quanto pôde, a era das redes sociais voltou a provar a rapidez com que é capaz de alcançar os quatro cantos do mundo. «Onde está Peng Shuai?»: uma pergunta, milhões de partilhas e a pressão a resultar para já numa primeira aparição. 

Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos.