Identificados 13 casos da variante Omicron em Portugal

Infeções estão relacionadas com jogadores da Belenenses SAD.

Identificados 13 casos da variante Omicron em Portugal

Foram identificados este domingo 13 casos da variante Ómicron em Portugal e, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) as infeções estão relacionadas com os jogadores do Belenenses SAD:. 

O  INSA "analisou ainda amostras provenientes de 218  passageiros de um voo com origem em Maputo que aterrou, dia 27 de novembro, no aeroporto de Lisboa", no entanto, no que diz respeito aos casos da variante já identificados "os ensaios preliminares sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam  relacionados com a variante de preocupação Ómicron". 

Segundo o instituto, as Autoridades de Saúde determinaram o isolamento profilático dos casos de infeção associados a este surto "independentemente  do  estado  vacinal  e  do  nível  de  exposição". 

Estes contactos irão permanecer isolados e voltarão a realizar o teste "o mais precocemente possível, ao 5º e ao 10º dia".

Já no que toca ao voo oriundo de Maputo, apenas se detetaram dois casos positivos, um deles associado à variante Delta e outro sem que se tenha conseguido uma correta identificação.

"O  INSA  iniciou, desde já, a sequenciação do genoma para confirmação final destes casos, no entanto, o valor preditivo  dos ensaios já realizados é muito elevado", conclui o comunicado.