Casos da variante Omicron não são apenas nos jogadores do Belenenses SAD mas também no staff

Graça Freitas faz esclarecimentos à rádio TSF.

Casos da variante Omicron não são apenas nos jogadores do Belenenses SAD mas também no staff

A diretora-geral da Saúde esclareceu esta segunda-feira à rádio TSF que os 13 casos confirmados da variante Ómicron em Portugal são foram registados apenas em jogadores da Belenenses SAD, mas também em elemntos do 'staff'.

Graça Freitas referiu que, por se tratar "de uma nova variante", vão avançar com "uma identifcação mais alargada dos contactos e proceder ao seu isolamento".

De acordo com a diretora-geral da Saúde, essas pessoas vão ser submetidas a um plano de testagem muito rigoroso, com o objetivo de quebrar cadeias de transmissão. "Tratando-se de uma nova variante, temos de apertar a malha", sublinhou.

Questionada sobre o plano que está a ser desenvolvido para conter a propagação da nova variante, Graça Freitas explicou que as autoridades de saúde fazem a vigilância epidemológica, o isolamento dos contactos e a testagem desses mesmo contactos.

Por outro lado, "o INSA [Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge] fará o trabalho de identificar o vírus e saber se [os casos] pertencem ou não à nova variante e, portanto. estão estas duas frentes a trabalhar ativamente", disse.

"Há um isolamento mais proativo, mais intenso e uma testagem também mais intensa dos contactos e, portanto, isso é o plano que está neste momento a ser feito e é o que nós podemos fazer", reiterou.

A diretora-geral da Saúde pediu ainda a todas pessoas que tenham viajado da África Austral ou de países em que haja a variante, que automonitorizem os seus sintomadas e que entram em contacto com o SNS 24.

Em relação às autoridades de saúde, Graça Freitas apela "mais a uma vez" a que estejam "muito atentos" nos inquéritos epidemiológicos a possíveis ligações epidemiológicas dos casos que encontram e a outros casos que possam ter viajado para sítios onde a variante está a circular ou se os próprios casos vieram de outros locais.

Graça Freitas sublinha ainda que  "os vírus circulam e se esta variante tiver muita competência, por ser uma variante muito transmissível, vai instalar-se vai propagar-se por todo o mundo".

"Temos que estar continuamente alerta porque de facto a pandemia não acabou e estas variantes podem surgir em qualquer sítio, sobretudo, em sítios que estão pouco vacinados porque há a possibilidade de isso acontecer e a possibilidade de uma variante se propagar, como disse a Organização Mundial da Saúde, para todo o mundo rapidamente", sublinha.

Já sobre a questão do encontro entre o Belenenses SAD e o SL Benfica, a diretora-geral da Saúde afirma que a competência para adiar ou não jogos não é das autoridades de saúde:

"O que acontece em termos de desporto não é da nossa competência, portanto, será de competência dos clubes da Liga, do que for, mas não é da competência da Saúde que isso fique absolutamente claro".

À saúde, rematou, "compete identificar doentes, isolar os doentes, procurar os seus contactos, estratificar o risco desses contactos (…) isso é nosso papel e depois às entidades desportivas compete, enfim. planear a parte desportiva do plantel que resta".

O INSA identificou em Portugal 13 casos da Ómicron, a nova variante do coronavírus, foi hoje anunciado.

{relacionados}