João Leão confia que “forte recuperação da economia” vai continuar

O ministro das Finanças, João Leão, confia que a economia portuguesa vai prosseguir a trajetória de "forte recuperação", apesar de mais uma vaga da pandemia.  "Portugal tem-se mantido como um país com uma alta taxa de vacinação, a economia continua bastante aberta e em atividade. O Governo tomou um conjunto de medidas preventivas para evitar…

O ministro das Finanças, João Leão, confia que a economia portuguesa vai prosseguir a trajetória de "forte recuperação", apesar de mais uma vaga da pandemia. 

"Portugal tem-se mantido como um país com uma alta taxa de vacinação, a economia continua bastante aberta e em atividade. O Governo tomou um conjunto de medidas preventivas para evitar o avanço da pandemia, mas procurando não afetar ou condicionar a atividade económica e, por isso, esperamos a continuação de uma forte recuperação da economia em Portugal", disse o ministro das Finanças.

Contudo, o governante diz que Portugal não pode ignorar o que se está a passar na Europa: "Não podemos ignorar o efeito que a pandemia está a ter na Europa e isso terá efeitos de curto prazo", disse João Leão, esperando que depois do inverno prossiga a recuperação. 

Questionado sobre a possibilidade de ser implementada uma medida semelhante à das moratórias, Leão descartou essa possibilidade: "Por enquanto, ao nível das moratórias não se adivinham novas medidas nesse sentido."

Relativamente ao défice, o ministro das Finanças disse que "ainda é cedo" para perceber se o valor vai ficar abaixo do previsto este ano. .