‘Toy’. 20 anos depois é lançado o álbum ‘perdido’ de David Bowie

David Bowie gravou “Toy” em 2001, mas o álbum acabou por ser rejeitado pela sua editora, ficando “abandonado” nos arquivos do músico até hoje. 

Esquecido durante 20 anos, um álbum de David Bowie, que morreu em 2016, foi lançado na sexta-feira passada, dia 26 de novembro. 

O disco foi gravado na sequência do seu espetáculo no festival de Glastonbury, no ano 2000, e deveria ter sido editado em 2002. Porém, a sua editora à época, a Columbia, proibiu o seu lançamento. No seu lugar, o músico editou outro álbum, "Heathen". 

O álbum marcaria o retorno do cantor com o produtor Tony Visconti, um dos responsáveis por boa parte dos clássicos do inglês entre 1974 e 1982, principalmente no período que ficou conhecido como a “Trilogia de Berlim”, quando Bowie emendou álbuns consagrados na crítica especializada.

A formação do disco conta com o mesmo grupo que acompanhou Bowie no clássico show do festival de Glastonbury, em 2000: Mark Plati (baixo), Sterling Campbell (bateria) e Earl Slick (guitarra). 

As músicas foram escritas pelo artista ainda em início da carreira, entre 1964 e 1971 e “Toy” até chegou a ser partilhado na internet em 2011, mas em arquivos de péssima qualidade. 

Partes das músicas foram usadas em “Heathen” e em lados B de singles e compilações do cantor.