Portugal realiza maior número de testes desde o início da pandemia

Esta terça feira, o país realizou cerca de 117 mil testes. 

Portugal realiza maior número de testes desde o início da pandemia

Portugal realizou na passada terça-feira, dia 30 de novembro, cerca de 117 mil testes à COVID-19, o número máximo de testes efetuados num só dia, desde o início da pandemia. Este número não inclui os autotestes.

Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Doutor Ricardo Jorge (INSA), numa nota enviada à comunicação social, onde se pode ler que "este número reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal desde março de 2020".

Até agora, o dia em que tinham sido realizados mais testes à covid-19 tinha sido no dia 21 de abril deste ano, com cerca de 98 mil testes. A 26 de novembro, já tinham sido realizados 21 milhões de testes.

Só no mês de novembro foram realizados aproximadamente 1,5 milhões de testes, com uma média de carca de 50 mil testes por dia.

Relativamente à tipologia de testes, foram realizados cerca de 15 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,3 milhões de testes TRAg de uso profissional, num total de mais de 21 milhões de testes.

Desde o dia 19 de novembro que os testes rápidos antigénio (TRAg) realizados nas farmácias portuguesas e em laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos. A medida abrange toda a população, vigora até 31 de dezembro e pretende "reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia COVID-19", lê-se no mesmo comunicado.