DGS informa que processo de avaliação de vacinação de crianças contra a covid-19 ainda está a decorrer

DGS não avança data para conclusão final.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta sexta-feira, que o processo de avaliação da vacinação contra a covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos “está, ainda, a decorrer”.

“A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) encontra-se a analisar as considerações remetidas ontem, durante a tarde, pelo grupo de especialistas em pediatria e saúde infantil, bem como outros documentos relevantes para a elaboração das recomendações, nomeadamente o documento técnico do ECDC [Centro Europeu para a Prevenção e Controlo da Doença] sobre esta matéria que foi publicado no dia 1 de dezembro”, lê-se num comunicado da autoridade de saúde.

A DGS recorda que “esta análise da mais recente evidência científica sobre a vacinação destas faixas etárias encontra-se a decorrer também a nível europeu, estando em curso várias reuniões de Autoridades de Saúde congéneres para a discussão deste tema, nas quais a CTVC tem participado”.

A autoridade de saúde não adianta, contudo, uma data para as conclusões.

“A emissão de recomendações em vacinação é um processo técnico rigoroso baseado numa avaliação de risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública. As recomendações serão tornadas públicas oportunamente”, indica.

Sublinhe-se que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, se tinha comprometido a dar uma resposta sobre a vacinação de crianças entre os cinco e os 11 anos até ao final da semana.