Urgência de Cirurgia do Hospital da Póvoa de Varzim encerra por falta de médicos

O serviço do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde encerra às 22h.

A Urgência de Cirurgia do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde vai encerrar, esta sexta-feira, a partir das 22h por falta de médicos, revelou o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Em comunicado, o SIM refere que “durante o corrente mês de dezembro há um total de 15 períodos de 12 horas sem médicos na Urgência de Cirurgia daquele centro hospitalar, incluindo três dias completos sem médicos”.

A urgência interna vai estar assegurada e inclui médicos que já estavam dispensados da prestação de trabalho em serviço de urgência por terem atingido o limite de idade.

Os médicos escalados “não deverão ou poderão assegurar simultaneamente a urgência externa, devendo desde já apresentar minutas de exclusão de responsabilidade por falta de meios humanos suficientes e adequados”.

“A situação atingiu assim o ponto de rotura Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde após vários meses de alertas sem qualquer iniciativa do Conselho de Administração para a resolução desta grave situação”, sublinha o SIM.

O serviço em causa abrange uma população de mais de 150 mil habitantes nos municípios da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e algumas freguesias vizinhas de outros municípios, nomeadamente de Esposende, Barcelos e Famalicão.