CDS. Ribeiro e Castro será número dois por Lisboa

Margarida Bentes Penedo será número três por Lisboa e Filipa Correia Pinto será número dois pelo Porto.

Horas antes do Conselho Nacional, que se reúne hoje às 21h00, eram já conhecidos alguns dos nomes que encimariam as listas do CDS-PP. A novidade foi José Ribeiro e Castro, antigo líder do partido, que irá como número dois na lista por Lisboa, tal como havia avançado o i durante a tarde. A notícia surge poucos dias após Manuel Monteiro – outro antigo líder do partido – anunciar recusar integrar as listas dos democratas-cristãos. Como número um por Lisboa vai, como já é público, o líder do partido: Francisco Rodrigues dos Santos. A número três irá Margarida Bentes Penedo – atual deputada municipal em Lisboa pelo CDS-PP – e a número quarto Francisco Camacho, presidente da JP.

Rumando a norte, Filipa Correia Pinto será indicada para número um pelo Porto. Filipa é uma reputada jurista e alguém muito próximo de Rodrigues dos Santos, tendo-lhe sido especialmente leal na recente “guerra civil” que assolou o Caldas. Ainda a norte – e igualmente leal a Chicão -, surge o nome de Fernando Barbosa, que irá a número dois pelo círculo eleitoral do Porto. Barbosa foi coordenador autárquico do CDS nas últimas eleições.

O Regresso de Areia de Carvalho? Há, contudo, confirmados. Por Braga será cabeça de lista José Paulo Areia de Carvalho, advogado e antigo deputado do CDS (que passou a não inscrito durante a legislatura) e por Viana do Castelo será Joana Mendes: Advogada e Membro da Assembleia Municipal de Ponte de Lima. Destaque também para Pedro Melo, atual vice-presidente do partido, que irá como número um por Santarém.

Por Vila Real, será cabeça de lista Vitor Pimentel – empresário e Presidente da Associação Empresarial do Alto Tâmega. Pela Guarda, João Mário Amaral: empresário e Presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela. Por Viseu irá Manuel Marques, jurista e Presidente da Associação Nacional de Ovinos da Serra da Estrela. Já por Bragança, encabeçará a lista António Lemos de Mendonça, advogado.

Nos distritos de Castelo Branco e Évora, mulheres: pelo primeiro Maria Inês Moreira, representante em Portugal da World Youth Alliance e pelo segundo Ana Costa Freitas – independente -, reitora da Universidade de Évora. Também independente são os cabeças de lista a Portalegre e Beja: por Portalegre encimará as listas Bruno Batista, empresário, marketeer e ex-jornalista, e por Beja encimá-las-á Francisco Palma, empresário Agrícola e presidente da Associação de Agricultores do Baixo Alentejo. Por Coimbra irá Jorge Alexandre Almeida, Professor Universitário, e por Faro irá José Pedro Caçorino, profissional de seguros.

Em Setúbal, Cecília Anacoreta Correia – porta-voz do partido, professora na Faculdade de Direito de Lisboa e mulher do atual vice-presidente da Câmara de Lisboa –  será número um e Rita Serra Lopes – jurista e empresária – será número três. Em Leiria, encabeçará a lista António Galvao Lucas, gestor na área da comunicação e publicidade e coordenador do Gabinte de Estudos do CDS. Por Aveiro, cinco nomes já eram avançados à hora de fecho: António Loureiro, José Pinheiro, Maria do Céu, Duarte Novo e António Carlos Monteiro – por ordem na lista do círculo.

Por fim, Francisca Sampaio – que trabalha na NATO e é formada em Relações Internacionais – encabeçará o círculo eleitoral pela Europa  e Rahmid Ahmad, gestor e antigo membro do Conselho Diretivo do Sporting, irá como cabeça de lista pelo círculo Fora de Europa

 

** Notícia atualizada às 21:15.