Covid-19: Há neste momento 101 reclusos infetados e dois surtos por resolver nas prisões

Segundo a DGRSP, a taxa de cobertura vacinal dos trabalhadores é de 87,96%, sendo a dos reclusos de 92,42% e a dos jovens internados em Centros Educativos de 88,42%.

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) adiantou esta quinta-feira que estão atualmente confirmados 101 casos de reclusos com covid-19, assim como 42 casos ativos entre os trabalhadores de DGRSP, sendo 36 destes relativos a guardas prisionais.

Em resposta à agência Lusa, a DGRSP esclarece que, num universo de 11.400 reclusos, existem, neste momento, 101 infetados, sendo o número de casos clinicamente recuperados de 1.142.

Relativamente aos casos confirmados entre os trabalhadores da DGRSP, 36 são guardas prisionais, um é profissional de saúde, havendo ainda cinco outros casos. Estão clinicamente recuperados 670 trabalhadores da DGRSP.

É ainda mencionado que há atualmente dois surtos de covid-19 em vias de resolução, um no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, que envolve 11 reclusos, e outro no Estabelecimento Prisional de Coimbra, atingindo 60 reclusos de uma única ala.

"Conforme o protocolado nos planos de contingência da DGRSP, os reclusos positivos, embora assintomáticos, encontram-se sob vigilância clínica nos espaços Covid do Estabelecimento Prisional do Porto e do Hospital Prisional de São João de Deus em Caxias, sendo que os primeiros reclusos que acusaram positivo nestes dois surtos estão a guardar alta clínica", esclarece a DGRSP.

Segundo a DGRSP, a taxa de cobertura vacinal dos trabalhadores é de 87,96%, sendo a dos reclusos de 92,42% e a dos jovens internados em Centros Educativos de 88,42%.

É ainda adiantado que foram realizados até ao momento 56,157 testes (PCR e rápidos), resultantes de rastreios na sequência de casos suspeitos ou casos confirmados, protocolo entre DGRSP/INEM/INSA para profissionais dos Estabelecimentos Prisionais, protocolo entre DGRSP/INEM/INSA para reclusos entrados e em quarentena e testes aos internados no Hospital Prisional São João de Deus.

Questionada pela agência Lusa relativamente às medidas de contigência em que irá decorrer o Natal nas prisões, a DGRSP informa que "no que se refere às festividades de Natal, estas não devem ter convidados externos, devendo ser organizadas apenas com as pessoas das respetivas unidades orgânicas".

O universo da DGRSP abrange cerca de 20 mil pessoas entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos.