Família de carteiristas liderada por avó detida pela PSP

Grupo estava a ser investigado desde o final de 2020.

O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP divulgou esta sexta-feira em comunicado que, na passada segunda-feira, foram detidos cinco carteirista, quatro mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 70 anos e um homem com 45 anos, oriundos da América do Sul.

Segundo as autoridades o grupo estava a ser investigado desde finais de 2020, altura em que aumentaram os furtos de carteira em supermercados, centros comerciais e outras lojas de comércio, "estando todos eles associados a levantamentos de dinheiro e pagamentos feitos com os cartões bancários provenientes desses furtos".

O grupo atuava com "grande mobilidade por todo o país", havendo registo de furtos em Coimbra, Tavira, Leiria, Abrantes, Caldas da Rainha, Alcobaça, Faro e até nas regiões autónomas. 

Contudo, apesar de operar por todo o país, a ação do grupo centrava-se essencialmente na zona de Lisboa e arredores, como Amadora, Cascais, Loures, Seixal, Barreiro e Montijo.

De acordo com as autoridades, foi com um furto cometido num supermercado na Amadora que se iniciaram as investigações, que agora culminam no desmantelamento do grupo.

Os polícias reuniram informação ao longo do último ano que permite indiciar o bando em 30 furtos de carteira e 13 burlas informáticas (levantamentos de dinheiro e pagamentos com os cartões furtados) sendo que, com estes furtos e burlas, causaram um prejuízo total às vítimas de cerca de 21.500 euros.

No comunicado lê-se ainda que os suspeitos pertenciam à mesma estrutura familiar, que era liderada pela mulher mais velha que, com 70 anos, dirigia as filhas, o filho e as netas a partir da base da família que residia na zona de Palmela.

Além dos cinco detidos estão ainda outras pessoas da mesma família indiciadas.

Na segunda-feira, foram localizadas três mulheres do grupo na zona do Seixal, tendo as autoridades apanhado as criminosas após furtarem uma carteira a uma idosa no interior de um estabelecimento comercial e deslocaram-se a um caixa multibanco, onde levantaram 400 euros em dois levantamentos, fugindo do local com uma viatura e acabando por ser detidas, já na zona da Costa da Caparica.

Mais tarde, e no seguimento da operação para neutralização do grupo, as autoridades procederam à detenção, desta vez fora de flagrante delito, de outros dois suspeitos visados no inquérito, o homem na Costa da Caparica e outra mulher, na Sobreda da Caparica.