Madeira com aviso laranja e quatro distritos do continente com aviso amarelo

Chuva forte e trovoada podem atingir as regiões. 

Madeira com aviso laranja e quatro distritos do continente com aviso amarelo

A Madeira está este domingo sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada a partir do final da tarde, estando ainda os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja sob aviso amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

No que toca aos distritos do continete, o aviso prende-se com períodos de chuva ou aguaceiros por vezes forte e possivelmente acompanhados de trovoada a partir das 21h00.

Para Faro, existe ainda a previsão de ondas de sueste que podem atingir os 2,5 metros de altura durante todo o dia. 

No que toca à regiao autónoma, a costa sul e a região montanhosa do arquipélago estão sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e trovoada a partir do final da tarde.

Na costa sul, o IPMA laerta ainda para a possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, acompanhada de trovoadas entre as 18h00 de hoje e as 6h00 de segunda-feira. 

O mesmo aviso revela que na região montanhosa também são esperados períodos de chuva, igualmente forte e persistente, acompanhada de trovoada, entre as 18h00 e as 3h00. 

Recorde-se que o aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro, representando uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Para a ilha de Porto Santo, foi emitido um alerta amarelo devido às mesmas condições meteorológicas entre as 21h00 e as 6h00 de manhã, estanto também algumas zonas da ilha da Madeira sob o mesmo alerta – que significa que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Na costa norte, além da precipitação, o IPMA alerta para a agitação marítima, com ondas que podem chegar aos quatro metros de altura. Na costa sul, além da agitação marítima, está previsto vento forte, com rajadas que podem chegar aos 75 quilómetros por hora.

Nas regiões montanhosas, o vento de sudoeste pode originar rajadas que podem atingir os 95 quilómetros por hora em vários períodos do dia.