Erupção do vulcão de Cumbre Vieja terminou após mais de três meses em atividade

Os especialistas dizem que serão necessários vários anos para limpar e restaurar os danos provocados. Pelo menos, 2.651 casas foram destruídas pela lava.

Erupção do vulcão de Cumbre Vieja terminou após mais de três meses em atividade

A atividade vulcânica do Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, já terminou, depois de mais de três meses da erupção, anunciou, este sábado, o diretor do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias, Júlio Pérez. Os especialistas dizem que serão necessários vários anos para limpar e restaurar os danos provocados. Pelo menos, 2.651 casas foram destruídas pela lava.

"Hoje a comissão científica pode afirmar […] que a erupção acabou", confirmou Júlio Pérez, em conferência de imprensa, ao garantir que já "não há lava ou uma emissão significativa de gás".

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, reagiu à confirmação através da rede social Twitter, ao considerar esta notícia como "a melhor prenda de Natal". 

“Todo o meu reconhecimento aos habitantes de Palma. Continuaremos a trabalhar juntos e juntas, todas as instituições, para relançar a maravilhosa ilha de La Palma e reparar os danos efetuados”, escreveu o líder do governo de Espanha na publicação. 

O vulcão Cumbre Vieja estava há 10 dias consecutivos sem sinais visíveis de atividade, um período que acabou por ajudar os especialistas científicos a confirmar o fim da erupção. 

Os especialistas avisaram que serão precisos vários anos para limpar e restaurar os estragos provocados pela erupção, ao indicar que a área continuará a ser perigosa devido às emissões de gases tóxicos, à temperatura e ao risco de desabamento de terras.

Segundo os dados divulgados no final de novembro, a erupção aumentou em 43 hectares a ilha espanhola, com a criação de deltas de lava e fajãs que atingiram as águas do Atlântico.