Força Aérea resgata tripulante de navio na tarde do dia de Natal

A missão teve a duração de 6h30.

A Força Aérea resgatou ontem à tarde um homem de 63 anos que estava a bordo de um navio mercante que navegava a 482 quilómetros a este da Ilha de São Miguel, nos Açores."O alerta foi recebido ao final da manhã, dando conta da necessidade de transportar o tripulante, de nacionalidade portuguesa, por necessitar de cuidados hospitalares urgentes", lê-se no comunicado enviado pelo ramo aéreo das Forças Armadas Portuguesas.

Foram ativados um EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas” e um avião C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes” que acompanhou o helicóptero, "garantindo que a missão fosse realizada com sucesso. Após ser retirado em segurança da embarcação através do EH-101 Merlin, o tripulante foi transportado para o aeroporto São João Paulo II, em Ponta Delgada, onde aguardava uma ambulância que o encaminhou para uma unidade hospitalar".

A missão, que foi levada a cabo durante 6h30, foi coordenada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar e pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada ter recebido o alerta inicial.