Avaliação bancária com novo recorde de 1272 euros por metro quadrado

Dados relativos ao mês de novembro foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O valor mediano de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito à habitação, fixou-se nos 1272 euros por metro quadrado no mês de novembro, um aumento de 1,7% face ao mês anterior. É mais um máximo histórico.

Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que avança ainda que todas as regiões apresentaram aumentos face ao mês anterior, com a exceção do Alentejo e da Região Autónoma da Madeira, que mantiveram os mesmo valores.

Já as maiores variações foram registadas no Centro e no Algarve (2,2% e 2,1% respetivamente).

Diz ainda o gabinete de estatística que, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor mediano das avaliações cresceu 11,2%, com a variação mais intensa a ser registada na Área Metropolitana de Lisboa (11,1%) e a menor na Região Autónoma dos Açores (0,5%).

Nesse mês, no que diz respeito aos apartamentos, o valor mediano da avaliação bancária foi 1401 euros por metro quadrado, tendo aumentado 11,9% relativamente a novembro do ano passado.

O valor mais elevado foi observado no Algarve (1701 euros por metro quadrado) e o mais baixo no Alentejo (905 euros por metro quadrado).

Mas foi a Área Metropolitana de Lisboa que apresentou o crescimento homólogo mais expressivo (11,6%), tendo a Região Autónoma dos Açores apresentado o menor (2,0%).

Nas moradias, o valor mediano da avaliação bancária foi de 1031 euros por metro quadrado, o que representa um acréscimo de 8,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os valores mais elevados observaram-se no Algarve (1758 euros por metro quadrado) e na Área Metropolitana de Lisboa (1694 euros por metro quadrado), tendo o Alentejo registado o valor mais baixo (840 euros por metro quadrado).

Já o Algarve apresentou o maior crescimento homólogo (10,3%) e o menor ocorreu na Região Autónoma dos Açores (1,2%).

O gabinete de estatística acrescenta ainda que, para o apuramento do valor mediano de avaliação bancária de novembro, foram consideradas 29612 avaliações, mais 8,7% que no mesmo período do ano anterior.

Destas, 18858 foram apartamentos e 10754 moradias. Em comparação com o período anterior, realizaram-se mais 1603 avaliações bancárias, o que corresponde a um aumento de 5,7%.