Tripulantes isolados em embarcação em Viana do Castelo já têm autorização para desembarcar

Os seis pescadores indonésios e três portugueses estavam em isolamento na embarcação desde dia 19.

Os nove pescadores que estavam, desde dia 19 deste mês, em isolamento profilático a bordo da embarcação "Nossa", em Viana do Castelo, receberam esta quinta-feira autorização para desembarcarem, referiu o delegado de saúde local. 

Em declarações à agência Lusa, Luís Delgado afirmou que os testes realizados à covid-19 na quarta-feira "foram todos negativos", pelo que foi emitida a respetiva autorização de desembarque.

"Já comunicámos essa autorização à Capitania de Viana do Castelo, ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e ao armador da embarcação", acrescentou a mesma fonte, sendo que seis dos nove tripulantes são indonésios.

Os nove homens estavam em isolamento a bordo da embarcação de pesca costeira, dotada de uma instalação sanitária, atracada no porto de Viana do Castelo, desde o dia 19, após quatro casos de infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Na segunda-feira, após ter sido confirmado o terceiro caso de infeção a bordo, o delegado de saúde local reconheceu que "as condições da embarcação" não eram as melhores efendendo, contudo, que "em termos de saúde pública" aquela solução era "a mais indicada", neste caso.

"Se os tripulantes forem para as suas casas mais se propaga a doença", sublinhou.

Nesse mesmo dia, o capitão de porto e comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Silva Lampreia, referiu que "o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no dia 16, ainda a embarcação de pesca de Viana do Castelo navegava a 430 milhas a oeste do porto de Viana do Castelo".

De acordo com Silva Lampreia, "o pescador infetado acabaria por ser retirado, no dia 18, por meios aéreos, acionados pelo CODU Mar, para um hospital do Porto, face ao agravamento das suas condições de saúde, tendo, entretanto, recebido alta médica e sido enviado para casa do armador para recuperar da doença".