Covid-19: Isolamento de assintomáticos e contactos de risco reduzido para sete dias

A DGS sublinha que esta mudança “está alinhada com orientações de outros países” e “resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron”.

Covid-19: Isolamento de assintomáticos e contactos de risco reduzido para sete dias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou esta quinta-feira, numa nota enviada às redações, que o período de isolamento para as pessoas infetadas com covid-19 mas que não tenham quaisquer sintomas e para os contactos de alto risco passou de 10 para 7 dias.

A DGS sublinha que esta mudança "está alinhada com orientações de outros países" e "resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron".

"A operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana", acrescenta-se. 

A decisão hoje anunciada surge apenas um dia depois de a Região Autónoma da Madeira ter reduzido para cinco dias o período de isolamento de infetados assintomáticos e de quem contactou com casos positivos, acabando mesmo com a quarentena de contactos vacinados com a terceira dose.

Também ontem, em Espanha, a Comissão de Saúde Pública, formada pelo Ministério da Saúde e os diretores-gerais de Saúde Pública das Comunidades Autónomas decidiu encurtar o período de isolamento para pessoas infetadas com covid-19 de dez para sete dias.