Aviso para apresentação de candidaturas à 2.ª edição do Programa de Estágios na Administração Pública publicado hoje

Os estágios são indicados para jovens licenciados até aos 30 anos, ou até aos 35 anos se comportarem uma deficiência e/ou incapacidade, que estejam à procura do primeiro emprego ou de um novo correspondente à área de formação. 

O aviso para apresentação de candidaturas ao Programa de Estágios na Administração Pública, com pelo menos 1.000 vagas destinadas a jovens licenciados, será publicado, esta sexta-feira, anunciou o Governo. O aviso ficará disponivel nas páginas online do Plano de Recuperação e Resiliência da Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), a entidade gestora do Programa de Estágios.

Segundo um comunicado do Executivo ao qual o Nascer do Sol teve acesso, esta será a segunda edição do programa EstágiAP XXI, que irá contar, para além das 1.00 vagas acordadas, com as restantes 500 que não foram ocupadas na primeira edição. 

"Podem candidatar-se a este programa as entidades da administração central direta e indireta do Estado que pretendam receber estagiários e que preencham os requisitos estabelecidos, devendo apresentar as suas candidaturas entre 8 de janeiro e as 17h00 de dia 21 de fevereiro, através da plataforma eletrónica do Sistema de Informação da Recuperar Portugal (SI PRR) cujo endereço e forma de acesso é divulgado na página online da DGAEP e do Plano de Recuperação e Resiliência. A DGAEP terá depois 30 dias úteis para decidir sobre a atribuição de vagas de estágio financiado a cada entidade", explica a nota governamental. 

Os estágios são indicados para jovens licenciados até aos 30 anos, ou até aos 35 anos se comportarem uma deficiência e/ou incapacidade, que estejam à procura do primeiro emprego ou de um novo correspondente à área de formação. 

"A remuneração destes estágios inclui a bolsa de estágio correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior e nível remuneratório 11 da Tabela Remuneratória Única (de 1.007,49 euros ilíquidos desde janeiro de 2022) e o subsídio de refeição", detalha o comunicado, acrescentanto que esta segunda edição do EstágiAP XXI será totalmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), "ao abrigo da reforma 'Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro'. Este concurso tem uma dotação de cerca de 12,3 milhões de euros".