Vacinados mais de 100 mil docentes e não docentes nos últimos quatro dias

Mais de 100 mil docentes e não docentes vacinados em quatro dias. Metade dos alunos já tem primeira dose. Testes avançam nas escolas.

O ministro da Educação indicou esta segunda-feira que nos últimos quatro dias foram vacinados “mais de 100 mil docentes e não docentes”, sendo que “a grande maioria” tem agora a dose de reforço.

“Nos últimos quatro dias, pudemos reforçar a vacinação de docentes e não docentes. Mais de 100 mil foram vacinados estes dias. Já havia um conjunto de cerca de 85 mil que estavam vacinados pela idade, anteriormente. Isso significa que a grande maioria dos docentes e não docentes do nosso país têm, neste momento, a dose de reforço”, garantiu o governante, que falava aos jornalistas, em Felgueiras.

O governante referiu também que a Direção-Geral da Saúde considera ser “importante, em função dos tempos de vacinação, testar agora todos os trabalhadores docentes e não docentes – os adultos que já tinham sido vacinados há mais tempo”, o que já está a acontecer.

Ainda sobre a vacinação, o ministro lembrou que “as autoridades de saúde disseram que os docentes e não docentes que não puderam ser vacinados com senha digital Casa Aberta durante estes quatro dias, o poderão fazer nos próximos dias, porque continuarão a ser grupo prioritário”.

Em relação aos alunos, Tiago Brandão Rodrigues frisou que já havia “um grupo muito significativo de jovens vacinados, entre os 12 e os 17 anos”, acrescentando haver “agora, também, cerca de 300 mil crianças, entre os cinco e os 11 anos” que receberam a primeira dose da vacina.

Segundo precisou, aquele número significa que “cerca de 50 por cento” dos alunos dos cinco aos 11 anos já estão vacinados.