Contactos de alto e baixo risco que tenham realizado autoteste devem confirmar resultado, diz DGS

Este teste de confirmação deve ser realizado preferencialmente no prazo de 24 horas e é exigido seja qual for o resultado do autoteste. 

Contactos de alto e baixo risco que tenham realizado autoteste devem confirmar resultado, diz DGS

As pessoas consideradas como contactos de alto ou baixo risco de casos confirmados de covid-19 que tenham feito autoteste devem verificar a sua situação com um teste rápido de antigénio (TRAg) ou teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), afirmou a Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quinta-feira. 

Este teste de confirmação deve ser realizado preferencialmente no prazo de 24 horas e é exigido seja qual for o resultado do autoteste, indicou a DGS na norma atualizada hoje. 

Nesta norma sobre a estratégia nacional de testes para a covid-19, a autoridade de saúde definiu que nas pessoas sintomáticas com suspeita de infeção, independentemente do estado vacinal, devem realizar TRAg ou TAAN. Já as que fizerem autoteste e o resultado for negativo, devem confirmar com TRAg ou TAAN no prazo de 24 horas.

Quanto às pessoas sem a dose de reforço da vacina e que queiram visitar utentes internados em estabelecimentos de saúde, lares ou instituições de apoio e acolhimento a populações mais vulneráveis e estabelecimentos prisionais precisam de apresentar teste. Se fizerem autoteste e o resultado for positivo, devem realizar TRAg ou TAAN de confirmação em 24 horas e serão estes os resultados que valem, assinala a DGS. 

De notar também que a DGS clarificou a orientação para os bares e discotecas, na qual refere que o acesso às mesmas só pode ser feito com a apresentação de teste negativo, seja qual for o dia da semana e horário, e ainda podem ser utilizados autotestes à entrada. 

{relacionados}