Parvovírus está a matar gatos em Pombal

Vírus é altamente contagioso e tem uma elevada taxa de mortalidade.

Depois de vários gatos aparecerem mortos numa zona da cidade de Pombal, o serviço de veterinária daquele município detetou uma patologia grave, provocada por um Parvovírus, altamente contagiosa e caracterizada por uma elevada mortalidade.

A intervenção dos serviços surgiu depois de ter sido comunicada a situação, na tarde da passada quinta-feira, 6 de janeiro, solicitando a retirada de cadáveres de felinos, após uma participação na Esquadra da Polícia de Segurança Pública.

Acabaram por ser retirados dois cadáveres de felinos de telhados e um terceiro com o auxílio dos Bombeiros Voluntários de Pombal. Mais tarde, foi retirado um outro gato, ainda com vida, prostrado com dificuldades respiratória e ataxia.

Pelos sinais que apresentava, o animal foi sujeito a exames de diagnóstico, tendo “dado positivo para Panleucopénia felina, uma patologia grave, provocada por um Parvovírus, altamente contagiosa e caracterizada por uma elevada mortalidade”, adiantou Dina Loureiro, a Médica Veterinária Municipal.

Na ocasião, foram deixadas jaulas no local, entregues a moradores, para recolha de outros animais que pudessem, eventualmente, deambular por ali e que não tenham detentor. Ao mesmo tempo foram alertados alguns moradores, detentores de felinos, para que os animais pudessem recolher às habitações evitando a circulação do vírus.

Desde o conhecimento da situação, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal tem estado a colaborar com as autoridades na respetiva investigação, nomeadamente no esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam ser levantadas sobre o ocorrido.