Justiça do Canadá reduz para metade pena de prisão de mulher que matou marido abusivo

Helen Naslund foi inicialmente condenada a 18 anos de prisão.

 A justiça canadiana reduziu para metade a pena de uma mulher que matou o seu marido, revisitando um caso controverso que revelou o "pensamento ultrapassado" do sistema jurídico sobre as realidades de violência doméstica.

Numa decisão proferida na quarta-feira passada, o tribunal de recurso de Alberta determinou que a sentença de 18 anos de Helen Naslund deveria ser reduzida para nove anos.

"Está na altura de este tribunal reconhecer explicitamente que os casos de mulheres espancadas que matam parceiros abusivos envolvem circunstâncias únicas que devem ser consideradas pelo juiz de sentença, particularmente quando a síndrome da mulher espancada está envolvida", escreveu a juíza Sheila Greckol.

De acordo com uma declaração de factos acordada, em 2011 Helen Naslund deu um tiro na cabeça do seu marido, Miles Naslund, enquanto ele dormia. O assassinato ocorreu depois de Miles Naslund ter abusado física e emocionalmente da mulher durante quase três décadas, levando Helen Naslund a tentar suicídio em múltiplas ocasiões. Após o assassinato, Helen Naslund e os seus filhos esconderam o corpo de Miles Naslund num lago na sua propriedade, enterraram o seu carro e mantiveram o crime em segredo durante seis anos.