Novos radares de controlo de velocidade vão entrar em funcionamento até março

Dos 50 novos radares, 30 permitem detetar a velocidade instantânea e 20 são capazes de calcular a velocidade média num determinado trajeto.

Os novos radares de controlo de velocidade, geridos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), vão entrar em funcionamento até ao final de março, anunciou esta sexta-feira a secretária de Estado da Administração Interna.

“O nosso objetivo é que até ao final do primeiro trimestre deste ano possamos ter os novos 50 radares operacionais”, garantiu Patrícia Gaspar, em declarações à Lusa.

A secretária de Estado adiantou que o contrato para a instalação do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) já foi assinado, estando o processo a ser implementado neste momento.

Este sistema de radares que vai estar instalado em 50 locais vai juntar-se ao primeiro SINCRO, existente desde 2016, passando assim a existir 110 postos de controlo de velocidade.

Dos 50 radares, 30 permitem detetar a velocidade instantânea e 20 são capazes de calcular a velocidade média num determinado trajeto, sendo esta a novidade em relação ao atual SINCRO.

Segundo os dados provisórios apresentados esta sexta-feira, os 28.868 acidentes rodoviários registados no ano passado provocaram 389 mortos, 2.093 feridos graves e 33.812 feridos ligeiros, uma diminuição de todos os indicadores em relação a 2019, mas um aumento face a 2020, à exceção das vítimas mortais.