Pedro Silva Pereira reeleito vice-presidente do Parlamento Europeu

O eurodeputado português obteve 517 votos, ficando apenas atrás do austríaco Othmar Karas e do italiano Pina Picierno, pelo que será o terceiro vice-presidente do Parlamento Europeu até às próximas eleições, em 2024.

O eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira foi esta terça-feira reeleito vice-presidente do Parlamento Europeu, na primeira volta da eleição dos 14 vice-presidentes para a segunda metade da legislatura, até 2024, a decorrer em Estrasburgo, França

O Parlamento elegeu já nove vice-presidentes na primeira volta, com o eurodeputado português a ser o terceiro mais votado.

Pedro Silva Pereira obteve 517 votos, ficando apenas atrás do austríaco Othmar Karas, do Partido Popular Europeu (536) e do italiano Pina Picierno (527), também socialista, pelo que será o terceiro vice-presidente do Parlamento Europeu até às próximas eleições, em 2024.

“Fui reeleito vice-presidente e vejo nisso um reconhecimento internacional que é muito importante, pessoalmente e também para o país, porque é uma função de prestígio para Portugal”, comentou Silva Pereira, após a votação.

Dos nove vice-presidentes já eleitos, cinco são do grupo parlamentar Socialistas e Democratas (S&D, à qual pertence a delegação do PS), três do PPE, e um do grupo Renovar (Liberais).

Para eleger os restantes cinco vice-presidentes, proceder-se-á a uma segunda volta, ainda esta terça-feira, sendo que não há mais nenhum português candidato.

{relacionados}