OMS alerta que pandemia está longe de acabar e novas variantes podem surgir

“Esta pandemia está longe de acabar, e com o incrível crescimento global da Ómicron, novas variantes podem surgir”, advertiu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu esta terça-feira que a pandemia da covid-19 "está longe de acabar", lembrando que novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 ainda podem surgir.

"Esta pandemia está longe de acabar, e com o incrível crescimento global da Ómicron, novas variantes podem surgir", alertou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa videoconferência sobre a evolução epidemiológica da covid-19.

O responsável da OMS reiterou que, apesar de ser menos grave, a Ómicron está a causar hospitalizações, a maioria entre pessoas não vacinadas, e mortes.

"Mesmo os casos menos graves estão a inundar as unidades de saúde", afirmou, acrescentando que, em muitos países, "as próximas semanas vão continuar a ser críticas para os profissionais e sistemas de saúde".

"Peço a todos que façam o melhor para reduzir o risco de infeção, para que possam ajudar a aliviar a pressão dos sistemas" de saúde, apelou, frisando que a vacinação "é a chave para proteger os hospitais de ficarem sobrecarregados", uma vez que é eficaz na prevenção da doença grave e da morte associada ao novo coronavírus.