Áustria cria lotaria para incentivar população a vacinar-se contra a covid-19

Áustria tem uma das mais baixas taxas de vacinação contra a covid-19 na Europa Ocidental.

O governo austríaco anunciou, esta quinta-feira, a criação de uma lotaria nacional para incentivar a população a ser vacinada contra a covid-19. A informação surge poucos dias antes de o país tornar a vacinação obrigatória contra o novo coronavírus, algo que acontecerá a partir do dia 1 de fevereiro.

Segundo a Reuters, a informação foi transmitida pelo chanceler austríaco Karl Nehammer, numa conferência de imprensa conjunta com a líder da oposição social-democrata, Pamela Rendi-Wagner, com quem esta medida foi negociada.

“O que há para ganhar na lotaria da vacinação? Vouchers”, disse.

Segundo Karl Nehammer, o objetivo é que aqueles que se vacinam sejam recompensados financeiramente.

“Aprendemos com o passado e vimos que uma lotaria de vacinação é a melhor forma possível de estabelecer um sistema deste tipo”, considerou.

Assim, para participarem na lotaria, as pessoas, já vacinadas ou não, devem ganhar um bilhete por cada vacina que tomem – um total de três bilhetes para quem tomar a dose de reforço. Cada décimo bilhete distribuído valerá um voucher de 500 euros, indicou Nehammer, que não especificou no que poderiam ser gastos os vouchers.

Sublinhe-se que a Áustria tem uma das mais baixas taxas de vacinação contra a covid-19 na Europa Ocidental, com cerca de 72% da população totalmente vacinada. O país será ainda o primeiro da Europa a tornar a vacinação obrigatória para todos os adultos.