“Cada um fala por si”. António Costa reage à polémica expressão “nazizinho” utilizada por Rosa Mota sobre Rui Rio

A declaração de Rosa Mota foi feita durante um encontro em Monsanto, Lisboa, que juntou António Costa e 15 personalidades de várias áreas da sociedade, que afirmaram que vão votar no líder socialista. 

“Cada um fala por si”. António Costa reage à polémica expressão “nazizinho” utilizada por Rosa Mota sobre Rui Rio

António Costa, secretário-geral do PS, reagiu à polémica envolta da expressão "nazizinho" utilizada pela maratonista Rosa Mota para qualificar Rui Rio, ao afirmar que "nunca" usou esse termo, no entanto frisou que "cada um fala por si". 

"Eu estou muito grato pelo apoio que ela me deu, estou muito grato pelos apoios de todos os cidadãos e cidadãs independentes, que quiseram expressar o seu apoio. Naturalmente cada um fala por si, eu falo por mim e nunca utilizei essa expressão", vincou António Costa aos jornalistas durante uma arruada na Guarda, esta sexta-feira. 

A declaração de Rosa Mota foi feita durante um encontro em Monsanto, Lisboa, que juntou António Costa e 15 personalidades de várias áreas da sociedade, que afirmaram que vão votar no líder socialista. Depois das críticas do Valter Hugo Mãe ao desempenho de Rui Rio enquanto presidente da Câmara do Porto, a maratonista e campeã olímpica em 1988 reforçou as palavras do escritor e questionou “como é que as pessoas não conseguem ver o que se tentou destruir” no Porto quando Rio estava à frente da autarquia e apelidou-o de “nazizinho”.

Em declarações aos jornalistas, na Figueira da Foz, Rui Rio reagiu à declaração e decidiu não “conferir grande importância” ao “insulto” e foi claro.

“Eu nem vou conferir grande importância porque acho que é dar importância demais a quem a não deve ter, agora não é essa a forma de se fazer campanha, nem de fazer política, a minha não é e está provado que não é, mas o doutor António Costa é que sabe quem mete dentro da sala”, disse o líder social-democrata.

“A campanha do PS e do doutor António Costa, toda ela está feita na base de tentar deturpar o que eu digo e não procurar defender as suas próprias propostas e quando defende as suas próprias propostas é um orçamento que chumbou e nem sei como é que ele o quer fazer passar no caso de ganhar as eleições, e depois chegam ao extremo de juntar numa sala um tipo de pessoas e o que sai de lá, desse tipo de pessoas, é que é um insulto, como é lógico”, completou.