Votam este domingo mais de 315 mil eleitores

Também António Costa, João Oliveira, Rui Tavares e Renata Cambra votam hoje. 

Votam este domingo mais de 315 mil eleitores

Mais de 315 mil eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente em moblidade para as eleições legislativas realizam este domingo as suas escolhas, com as autoridades de saúde a recomendar vários cuidados, como o uso de máscara cirúrgica e de uma caneta própria, a desinfeção das mãos e a manutenção do afastamento.

As inscrições para o voto antecipado em mobilidade decorreram entre o passado domingo e quinta-feira e aqueles que o fizeram podem votar uma semana antes do dia da eleição, 30 de janeiro. Independentemente do local em que deposita o seu voto, este contará sempre para o círculo onde o eleitor está recenseado.

De acordo com os dados do Ministério da Administração Interna (MAI), inscreveram-se para esta modalidade mais de 315 mil eleitores, um número que ficou abaixo das expetativas do Governo, que desenhou uma logística para que cerca de um milhão de portugueses pudesse votar este domingo.

Quem se inscreveu e não puder votar poderá ainda fazê-lo no dia 30.

Nas eleições legislativas de 2019, votaram antecipadamente mais de 50 mil eleitores, enquanto que nas presidenciais de 2021, já durante a pandemia de covid-19, 197.903 portugueses exerceram o seu direito uma semana antes da data do ato eleitoral.

António Costa vota na manhã antecipadamente na manhã deste domingo no Porto, havendo ainda mais quatro dirigentes de partidos candidatos que exercem o direito de voto hoje. 

O líder do PCP e candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Évora, João Oliveira, vota esta manhã em Évora, sendo que Rui Tavares, fundador do Livre e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa, deverá votar pelas 13:30 na Reitoria da Universidade de Lisboa, tal como o fará a porta-voz do Movimento Alternativa Socialista (MAS) e candidata por Lisboa Renata Cambra, às 17:00.

Mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro constam dos cadernos eleitorais para a escolha dos 230 deputados à Assembleia da República.