Seis cães recém-nascidos abandonados na EN232 foram resgatados

Animais foram encontrados sem ferimentos e entregues ao serviço veterinário do Município de Penamacor.

Seis cães recém-nascidos que tinha sido abandonados na Estrada Nacional 232 (EN232), no concelho de Penamacor, foram resgatados terça-feira da semana passada, dia 18 de janeiro, pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco, através da Equipa de Proteção da Natureza e do Ambiente em Zona Específica (EPNAZE) da Reserva Natural da Serra da Malcata. 

Em comunicado, os militares explicam que, "na sequência de uma denúncia de abandono de cachorros na berma da EN232, entre as localidades de Aldeia do Bispo e da Aldeia de João Pires", os elementos "da EPNAZE deslocaram-se de imediato ao local, onde encontraram seis cães recém-nascidos, sem qualquer ferimento".

Os animais foram depois entregues ao serviço veterinário do Município de Penamacor e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial do Fundão.

Na mesma nota, a GNR lembra ainda que o abandono de animais de companhia "constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias".