Task Force espera ter 80% da população adulta com dose de reforço até ao final de fevereiro

O coordenador da task force para a vacinação contra a covid-19 garantiu que há vacinas suficientes para cumprir esta meta.

O coordenador da task force para a vacinação contra a covid-19 apelou esta terça-feira ao agendamento da dose de reforço da vacina, adiantando que o objetivo é “ter 80% da população portuguesa com mais de 18 anos” com o reforço da imunização até ao final de fevereiro.

“Uma segunda medida de sucesso” seria aumentar a percentagem de crianças entre os 5 e os 11 anos vacinadas, revelou o coronel Penha Gonçalves, em entrevista à SIC Notícias, acrescentando que há vacinas suficientes para cumprir estes dois objetivos.

O responsável pelo processo de vacinação destacou ainda que têm sido vacinadas entre 80 a 90 mil pessoas diariamente, salientando a “velocidade” com que o processo está a decorrer.

Não há sinais de que menos portugueses estejam a aderir à vacinação, mas registam-se muitas faltas após marcações, apontou, dando como justificação possível o facto dessas pessoas ficarem infetadas depois de agendarem e não poderem depois, por essa razão, ser vacinadas.

Perante esta realidade, Penha Gonçalves reforçou o apelo: “Agendem a vacinação e vão o mais depressa possível, porque o desenvolvimento da transmissão é muito grande, neste momento, em Portugal. Quanto mais depressa nos vacinarmos, mais depressa ficamos protegidos”.