Modalidade Casa Aberta para maiores de 45 anos

Também todas as pessoas com 30 ou mais anos vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias se podem ao centro de vacinação sem necessidade de qualquer tipo de marcação ou contacto prévio.

Todos aqueles com idade igual ou superior a 45 anos e com o esquema vacinal completo já podem, a partir desta quarta-feira, 26 de janeiro, tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 através da modalidade Casa Aberta, informaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Estão aptos para se inscreverem na página dedicada no site do SNS (aqui) "os utentes que não tiveram Covid-19 nos últimos 150 dias e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 150 dias".

Também todas as pessoas com 30 ou mais anos vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias se podem ao centro de vacinação sem necessidade de qualquer tipo de marcação ou contacto prévio, adiantam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) em comunicado.

"Adicionalmente, está também disponível a modalidade 'casa aberta' mediante senha digital para os grupos prioritários de vacinação, nomeadamente magistrados e elementos do sistema judicial, estudantes dos cursos de saúde (mediante declaração do estabelecimento de ensino superior) e cidadãos das mesas de voto do processo eleitoral e respetivos elementos auxiliares", acrescentam.

Nos grupos prioritários de vacinação estão também incluídos os profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia Judiciária (PJ) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), comunidade universitária (estrutura docente e apoio) e pessoas com comorbilidades, elegíveis para esta fase da vacinação, portadoras de declaração médica.

Para usufruirem da modalidade Casa Aberta, os utentes devem solicitar uma senha no dia em que pretenderem ser vacinados.

No portal Covid-19, deverá ser preenchido um formulário, sendo posteriormente enviada para o telemóvel uma senha digital com o respetivo número e hora prevista.

No centro de vacinação, os utentes devem apresentar um documento comprovativo da profissão que exercem, explicam os SPMS.

Já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19 quase 4,5 milhões de pessoas sendo que cerca de 70 mil das quais na segunda-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O último relatório diário da DGS indica que 4.483.244 pessoas já foram vacinadas com o reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, entre as quais 607.715 idosos com 80 ou mais anos, que representam 92% deste grupo etário.