Deloitte multada pela CMVM em 100 mil euros

A CMVM acusou a Deloitte devido a falhas de auditoria às contas de 2013 da Portugal Telecom, altura em que a empresa fez um investimento de alto risco em produtos do Grupo Espírito Santo. 

Falhas apontadas na auditoria às contas da antiga Portugal Telecom (PT), referentes a 2013, levaram a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a aplicar uma coima de 100 mil euros à Deloitte, revelou o regulador esta quarta-feira.

A decisão de contraordenação já foi impugnada judicialmente pela auditora. A Deloitte é acusada de não documentar “adequadamente” a análise efetuada à PT.

De acordo com o regulador, na revisão legal de contas das demonstrações financeiras da empresa, "a arguida não documentou adequadamente, nos papéis de trabalho/dossier de auditoria, a análise por si efetuada e os fundamentos" de várias conclusões tomadas.

As contas em questão remontam a 2013, altura em que se descobriu que a operadora tinha investidos quase mil milhões de euros em dívida da Rioforte, uma empresa do Grupo Espírito Santo.